LAR SÃO VICENTE DE PAULO
Criada em 1974, a Unidade Vicentina Promocional ou Lar São Vicente de Paulo, como é conhecida, é uma OSC, uma entidade beneficente, filantrópica, sem fins econômicos, e destinada a acolher e abrigar pessoas idosas com 60 anos ou mais, com ou sem dependência física e autonomia, prestando-lhe toda assistência necessária, em período integral.
O que é uma organização da sociedade civil? (OSC)
As organizações da sociedade civil são entidades nascidas da livre organização e da participação social da população que desenvolvem ações de interesse público sem visarem ao lucro. As OSCs tratam dos mais diversos temas e interesses, com variadas formas de atuação, financiamento e mobilização
O termo “organização da sociedade civil” (OSC) representa apenas a forma mais recente de fazer referência àquelas entidades antes denominadas “organizações não governamentais” (ONG) Essas organizações constituem atores sociais e políticos cada vez mais presentes nas democracias contemporâneas Essas organizações da sociedade civil podem ser qualificadas como organizações da sociedade civil de interesse público ( desde que cumpram certos requisitos estabelecidos em lei A lei que instituiu essa titulação tinha como objetivo regulamentar o regime jurídico entre essas entidades e o poder público, com o fim de celebração de convênios.
Organização social (OS) é outra qualificação outorgada pela administração pública para entidades sem fins lucrativos, para que possam receber determinados benefícios do poder público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc) com vistas à realização dos seus fins Com esse título, é possível celebrar um contrato de gestão, que é um modelo de administração pública que pretende ser mais eficiente.

O “Lar São Vicente de Paulo” de São José dos Campos é uma Obra Unida da Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP, com personalidade jurídica própria e destinada a atender finalidades específicas. A SSVP, por sua vez, é uma organização católica internacional de leigos, sediada em Paris, França, onde foi fundada em 1833 pelo beato Antônio Frederico Ozanam e alguns companheiros, inspirados na vida e obras de São Vicente de Paulo, padre missionário que nasceu e viveu naquele país entre os séculos XVI e XVII.
A SSVP está presente hoje em mais de 130 países, sendo o Brasil, o país que congrega o maior número de vicentinos, nome que recebem os membros que dela participam Em todo o mundo é regida por princípios e regulamentos próprios, adaptados às leis e costumes de cada país.
Possui Diretoria própria e é constituída por Estatuto e Regimento próprios, embora esteja hierarquicamente vinculada e subordinada ao Conselho Central Norte de São José dos Campos da Sociedade de São Vicente de Paulo.
A Unidade Vicentina Promocional tem por finalidade prestar serviços de relevância social e de interesse público de acolhimento institucional aos idosos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal na área da assistência social, quando esgotadas todas as possibilidades de auto sustento e convívio com os familiares proporcionando lhes proteção social especial de alta complexidade, prestando serviços de atendimento de forma gratuita, universal, continuada, permanente e planejada.
Manter unidade institucional com característica domiciliar destinada a acolher pessoas idosas de ambos os sexos, com 60 anos ou mais, independentes (que estejam nas seguintes situações falta de condições dignas para permanecer com a família, sendo vítimas de atos de violência e negligência, em situação de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em conformidade com o capítulo de procedimentos de acolhimento institucional, inserido no Regimento Interno da Instituição.
Proporcionar aos idosos institucionalizados, assistência material, moral, intelectual, social e espiritual, em condições de liberdade e dignidade, bem como atividades culturais e recreativas, visando à preservação de sua saúde física e mental.
Objetivos
Hoje no Lar residem 20 homens e 15 mulheres, em diversos graus de dependência.
– Reestabelecer vínculos familiares e/ou sociais,
– Possibilitar a convivência comunitária,
– Promover acesso à rede sócio assistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais,
– Favorecer o surgimento e o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que os indivíduos façam suas escolhas com autonomia,
– Promover o acesso à programações culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais internas e externas, relacionando-as a interesses, vivências, desejos e possibilidades do público.
O Lar Oferece:
- Assistente Social,
- Psicóloga,
- Nutricionista e Equipe de Cozinha,
- Terapeuta Ocupacional,
- Coordenadora Técnica,
- Equipe de Limpeza e Lavanderia,
- Enfermeira, Equipe de Enfermagem e Cuidadores,
- Setor Administrativo,
- Motorista.
Ofertar serviços, programas, projetos e benefícios sócio-assistenciais na perspectiva da autonomia e garantia de direitos dos usuários; garantir a existência de processos participativos dos usuários na busca do cumprimento da efetividade na execução de seus serviços, programas, projetos e benefícios sócio-assistências.
- Atendimento Individual e em Grupo.
- Treino Motor e Cognitivo através de Oficinas e Atividades.
- Passeios e viagens.
- Interação Intergeracional com Escolas e Comunidade.